terça-feira, 8 de junho de 2010

Meio Ambiente: O caminho é a sustentabilidade

Por Ivana Paz Dalmas

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Ela propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humana, de tal forma, que seus membros e suas economias possam preencher suas necessidades e expressar o se maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiencia na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, para um empreendimento humano ser sustentável precisa atingir 4 requisitos básicos: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceito. Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos os níveis são as ecovilas.
Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".
Nas análises institucionais, o próprio conceito esteve quase sempre muito demarcado ao aspecto econômico, em particular no que se refere à dimensão financeira das organizações. As instituições de ensino superior sustentável, procuram investir na qualidade da aprendizagem dos seus alunos, pois tem sob sua responsabilidade organizar e intervir na transmissão dos conhecimentos. A formação e a qualificação consagradas por ela, devem estar intimamente relacionadas com a realidade social, que se torna complexa, de uma forma gradual, e torna-se fundamental, aos novos profissionais, o crescimento de uma capacidade de resposta ativa, comunicativa, ponderada e autônoma.
De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário