segunda-feira, 7 de junho de 2010

Meio Ambiente é pauta de palestra na Unicruz

Por: Abel Ellwanger

Nos últimos anos, as questões ambientais tem sido pauta de muitos encontros e congressos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo essas discussões tomam uma proporção cada vez maior. Os acadêmicos do 5º semestre de jornalismo da Unicruz participaram de uma palestra com o Sargento Marcio Brito representante da Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Cruz Alta. No decorrer da palestra Marcio falou ate onde é a sua circunscrição, ou seja, quantos municípios atende ou ate onde a base de Cruz Alta é responsável, citou algumas Leis que regem o código do meio ambiente e contou um pouco sobre o dia a dia em patrulhas ou ocorrências, bem como sobre procedimentos a serem tomados.
O objetivo da disciplina é mostrar ao acadêmico que as questões ambientais são assuntos geralmente delicados, para o jornalista sem dúvida é um desafio, o mesmo pode denunciar catástrofes, irregularidades e agressões ao meio ambiente. O comprometimento ético e o estudo de casos ambientais e um conhecimento básico no Código Nacional do Meio Ambiente é indispensável para quem divulga essas informações.
O sargento Brito ressalta a importância do bom relacionamento que deve existir entre os veículos de comunicação e a Policia Ambiental, isso determina o sucesso da informação ate chegar ao publico. Segundo ele há um grande número de denúncias entre variados fatos, o desmatamento é o principal chamado seguido de maus tratos a animais e outras casos específicos. As denuncias podem ser feitas pelo fone 190, bem como alguma dúvida que surgir, Brito se colocou a disposição da instituição e comunidade, e deixou as seguinte reflexão sobre alguns desastres ambientais, “a influência do homem sobre o meio ambiente é notória, mas em muitos casos ele é a vitima”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário