segunda-feira, 31 de maio de 2010

Denuncie crimes ambientais pelo 190

Como todos sabem o termo Meio Ambiente vem sendo muito usado pela mídia pela sociedade e vem ganhando grande espaço dentro das instituições de ensino. No ultimo dia 11 de maio esteve junto a Unicruz (Universidade de Cruz Alta) o sargento Marcio Brito, do comando ambiental de Cruz Alta. O comando atende 29 municípios do Alto Jacuí.

O sargento esteve na instituição para “palestrar” aos alunos do quinto semestre de jornalismo, o convite foi feito pela professora Margarete Ludwig que ministra a disciplina de Jornalismo Ambiental. O evento tinha por finalidade por os alunos mais á par das leis que regem o meio ambiente, o dia-a-dia de um fiscal da área e também saber como eles (alunos e mídia) devem lidar com determinadas situações que ocorram envolvendo o meio ambiente tanto na hora de uma denúncia como também na cobertura da mesma.

Márcio se mostrou bem a vontade junto a classe de alunos e contou a sua história de como tudo começou. Falou desde quando foi promovido a polícia ambiental, das suas dificuldades de não saber como agir em muitos momentos como falou de experiências vividas. Citou por exemplo que logo quando promovido surgiu uma denuncia de uma draga junto ao Rio Jacuí e que durante a abordagem ele “caiu” na gargalhada pois não sabia o que fazer ou seja como agir naquela mesmo com um monte de papeis nas mãos. Passado o episodio conclui que tava na hora de estudar, comprou livros foi a internet e pediu ajuda aos companheiros.

A classe formada por seis alunos por varias vezes fizeram perguntas e tiraram dúvidas. Mais ligada a área do jornalismo a professora Margarete também acrescentou fatos vividos por ela tanto em cobertura de matérias, também na hora de apurar denúncias, e de fatos onde não se pode divulgar determinada noticia ligada ao meio ambiente por interesses de terceiros.

Por fim, o Sargento agradeceu o convite, colocou-se a disposição dos alunos, passou aos mesmo o telefone 190 para que se faça denúncias e tirem dúvidas. Atividades como essas são louváveis e plausíveis e deveriam ser seguidas por todas as instituições e cursos. Os alunos precisam saber mais do mundo em que vivem, precisam saber mais sobre o conglomerado de situações que seus cursos podem lhes oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário